As contribuições na ciência de um dos maiores gênios da humanidade Albert Einstein, como a teoria da relatividade, são inestimáveis. Porém o cientista alemão dedicou parte do seu tempo para reflexões que pouco mais de 100 anos depois ainda são tão discutidas: teorias breves sobre como ser feliz.
Um bilhete em papel timbrado do Imperial Hotel de Tóquio escrito por Einstein em 1922, como forma de gorjeta a um mensageiro desse hotel, foi leiloado em 2017 na cidade de Jerusalém pela bagatela de US$ 1,56 milhão (R$ 9.438.000,00 em cotação atualizada no dia desta publicação) e nele continha a mensagem: “Uma vida simples e silenciosa traz mais alegria do que a busca do sucesso em um desassossego constante”.
O termo felicidade não gera um consenso, pois para alguns essa sensação pode ser alcançada em atitudes simples e para outros em grandes conquistas. Seja como for, buscar o equilíbrio desse sentimento, estar bem consigo mesmo (a), ter consciência do presente e olhar para o outro com atenção e simpatia, fazem parte dos conceitos reais de Einstein sobre ser feliz.
Com inspiração em suas reflexões, vejamos mais desses ensinamentos que o alemão deixou como legado, além da física, e como podemos aplicá-los em nossas vidas:
- “Tente não se tornar um homem de sucesso, mas tente se tornar um homem de valor.”
- “Eu acredito que um jeito simples e despretensioso de viver é melhor para todos, melhor para o corpo e para a mente.”
- “Do ponto de vista da vida cotidiana, nós existimos para nossos semelhantes. Em primeiro lugar, para aqueles de cujos sorrisos e bem-estar depende nossa felicidade, e depois para todos aqueles que desconhecemos pessoalmente, mas com cujos destinos estamos ligados pelo laço de simpatia.”
- “Porque jamais considerei o prazer e a felicidade como um fim em si e deixo este tipo de satisfação aos indivíduos reduzidos a instintos de grupo. Em compensação, foram ideais que suscitaram meus esforços e me permitiram viver. Chamam-se o bem, a beleza, a verdade.”
- “Um homem feliz está muito satisfeito com o presente para pensar no futuro.”
Foto: Reprodução