As montadoras Porsche, BMW, Mercedes-Benz, Audi, Volvo, Aston Martin, Lamborghini, BYD e Ferrari anunciam, para este ano de 2025, novidades no mercado de carros de luxo gerando muita expectativa para os mais entusiasmados por velocidade, inovação e exclusividade. Veja abaixo alguns atributos dessas novidades.
O Porsche 911 Carrera GTS é o primeiro carro híbrido da história do Brasil designado para as ruas, atingindo velocidade máxima de 312km/h, com capacidade de aceleração de 0 a 100km em somente 3 segundos.
O BMW X3 M50 é o SUV mais potente da marca com motor 3.0 turbo, um híbrido-leve de 48 volts que aumentou sua potência de 387cv para 398 cv o que justifica a categoria 50 que agora, à sua frente, tem um M ao invés o tradicional i para indicar apenas os modelos elétricos.
Autonomia de 500km. É essa a estimativa do Mercedes-Benz CLA Concept a cada carga completa nesse modelo elétrico. São 800 volts que permitem um carregamento muito ágil de até 250 kw em corrente contínua. A montadora declara que o modelo terá mais eficiência energética, as tecnologias mais avançadas da marca, associadas a um design moderno.
Um dos modelos mais vendidos do mundo, o Audi A3 Sedan na versão 2025 traz também atualizações em seu design, mudanças no moto 2.0 TSFI, com a adição de outros itens de série focados em tecnologia como detector de atenção e sonolência do motorista e lanternas traseiras Full-LED com indicadores dinâmicos nas setas. Essa linha traz três versões: Advanced, Performance e Performance Black.
Volvo EX90 é o utilitário esportivo com dois motores elétricos distribuídos cada um em um eixo, que somados atingem 524 cv de potência. O SUV possui uma aceleração de 0 a 100km em 4,9 segundos, o que dá para compreender que não foi projetado para altas velocidades já que, por possuir 7 lugares, é um carro familiar. Entrega conforto e faz pequenas curvas com muita precisão, aumentando a sensação de segurança.
O Mini Aceman é resultado de uma parceria com a BMW e GWM. É um modelo elétrico classificado como SUV médio, com visual inspirado no Countryman que possui um desempenho aventureiro.
Com velocidade máxima acima dos 340km/h o Aston Martin Vanquist é o mais potente produzido pela montadora inglesa. Menos de mil unidades serão produzidas anualmente, o que traz mais exclusividade para aqueles que adquirem o modelo.
O novo Lamborghini Temerario é um supercarro híbrido com motor V8 biturbo associado a três motores elétricos que geram 920 cv de potência e 800 Nm de torque. Herdou da Huracán elementos em seu design.
A Denza, marca de luxo da BYD, chega ao Brasil com a van executiva D9 que tem muito luxo a bordo e autonomia elétrica de pouco mais de 100km, e o SUV Grande Bao 5, capaz de atingir 686 cv de potência total.
Para finalizar a lista a Ferrari 12Cilindri foi apresentada nas versões cupê e Spider (conversível). Ambas alcançam 340km/h e muito mais tecnologia. Ao mesmo tempo que usa elementos clássicos dos anos 1950 e 1960, a montadora italiana adicionou softwares que colaboram com a dirigibilidade, um design mais futurista que é perceptível não apenas visualmente, mas em sua aerodinâmica.
Foto: Divulgação – Ferrari 12Cilindri