Os médicos mastologistas Dra. Vanessa Sanvido, PhD, Professora da Escola Paulista de Medicina pela UNIFESP, Especialista em Prevenção e Tratamento do Câncer de Mama, membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, e o Dr. Afonso Celso Pinto Nazário, Professor Livre-Docente e Chefe da Disciplina de Mastologia da EPM-UNIFESP, participam desde 2020 de uma pesquisa com a crioablação para o tratamento de câncer de mama em fase inicial e obtêm resultados animadores.
A crioablação é uma técnica pouco invasiva que chega a temperaturas muito baixas, cerca de -140ºC, que utiliza nitrogênio líquido aplicado por uma agulha na região afetada para congelar e daí destruir as células cancerígenas. No caso específico da pesquisa em que os médicos participam, obtiveram resultados de 100% de eficácia na eliminação de tumores de até 2 centímetros.
Segundo a Dra Vanessa Sanvido, em seu perfil em uma rede social, “a crioblação é um tratamento antigo, consolidado, já utilizado em alguns tumores como carcinoma metastático, renal, hepático, fígado e osso, e para mama vem sendo estudada nos últimos anos. O centro que eu participo vem estudando a crioblação desde 2020 e agora em dezembro de 2024, finalizamos uma pesquisa com dados bem promissores”. O centro que a Dra. Sanvido se refere é o Hcor – Instituto de Pesquisa, em São Paulo.
Foto: Divulgação